Alcoolismo e A.A.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres e que se ajudam mutualmente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas co seu modo de beber. O programa de A.A. consoste basicamente na sugestão de “Doze Passos”, criados para a recuperação individual do alcoolismo.

Hoje a Irmandade está presente em aproximadamente 180 países. Aproximandadmente dois milhões de alcoólicos alcançaram a sobriedade em A.A., mas seus membros reconhecem que seu programa nem sempre é eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.

A.A. preocupa-se unicamente com a recuperaão pessoal e a contínua recuperação individual dos alcoólicos que procuram ajuda na Irmandade. O movimento não se dedica a pesquisas sobre aloolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico e não apoia quaisquer causas embora os membros de A.A. possam participar individualmente.

O movimento adotou uma política de “cooperação mas não afiliação” com outras organizações que se dedicam ao problema de alcoolismo.

Alocoólicos Anônimos é autossuficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros de A.A. preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes e transmissões de mídia.

Desde o começo, vários membros de A.A. acreditaram que o alcoolismo é uma doença progressiva-física, espiritual e emocional (ou mental). Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder de controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como funciona A.A.

A.A. pode ser descrito como um método de tratamento do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutualmente, compartihando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes sobre sofrimento e recuperação do alcoolismo.

Que são os Grupos de A.A.

A unidade básica em A.A. é o Grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos qu afetem outros Grupos de A.A. ou à Irmandade como um todo. Nenhum Grupo tem poder sobre os seus membros.

Estima-se que hoje existam aproximadamente 6.000 grupos no Brasil.

Os Grupos geralmente são democráticos, com “comitês de serviços” com mandato de curta duração. Dessa maneira, nenhum Grupo de A.A. tem uma liderança permanente.

Que são reuniões de A.A.?

Cada Grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências geralmente em telação aos “DOZE PASSOS” sugeridos para a recuperação, e às “DOZE TRADIÇÕES” sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora.

Propósito primordial e outros problemas além do álcool – Alguns profissionais referem-se ao alcoolismo e droga adição como “Abuso de substâncias” ou “dependência química” e não-alcoólicos são, portanto, algumas vezes apresentados e encorajados a participares de reuniões de A.A. Qualquer um pode participar de reuniões abertas de A.A., mas somente aqueles que tem problemas com bebidas alcoólicas podem participar de reuniões fechadas.

Quem são os membros de A.A?

Pessoas que acham que têm problemas coms sua maneira de beber sao bem-vindas para assistir a qualquer reunião de A.A. Elas tornam-se membros simplesmente ao decidir que querem sê-lo.

Membros de A.A. são homes e mlheres proveientes de todas as classes sociais, desde adolescentes até pessoas com idade avançada, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas ou sem religião.

Onde você pode encontrar A.A.?

Vários comitês de serviços locais poderão, sempre que solicitado, fazer apresentações informativas para organizações. Palestras podem ser preparadas de acordo com a necessidade e público-alvo. Normalmente a apresentaçao incluirá filmes de a.a. e depoimentos de um ou mais membros de A.A. sobre o que A.A. faz e o que A.A. não faz.

Procure por “Alcoólicos Anônimos” nas listas telefônicas. Nas capitais e nas grnades cidades do Brasil, um Escritório de Serviços Locais de A.A. poderá responder suas perguntas ou colocá-lo em contato com o membros de A.A.

Se A.A não constar na lista lista telefônca local, escreva para ESG Escritório de Serviços Gerais, Caixa Postal 77631, CEP 03316-970, São Paulo-SP.

O que é o ESG – Escritório de Serviços Gerais?

Esse escritório serve como centro nacional de informações. A literatura de A.A. do Brasil é publicada e distribuída pela JUNAAB. O ESG é a secretaria da JUNAAB Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, composta por quatorze Custódios, sendo dez alcoólicos (membros de A.A.) e quatro não alcoólicos (amisgos de A.A.) e diretores, coordenadores de comitês e gerente administrativo.

Ne a JUNAAB ou o ESG tem “autoridade” sobre os membros de A.A. ou Grupos. Ambos são responsáveis perante os Grupos e, anulmente apresentam um relátosio à COnferência de Serviços Gerais, composta por Delegasoselecionado pelos Grupos de A.A., dois em cada área do Brasil.

O que o A.A. NÃO faz?

A.A. não: fornece motivação inicial para os alcoólicos se recuperarem; recruta membros; participa ou patrocina pesquisas mantêm registros de frequência ou histórico de casos de embros; filia-se a entidades sociais, acompanha ou tenta controlar seus membros, faz diagnósticos ou prognósticos clínicos ou psicológicos; proporciona serviço de enfermagem; hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento médico ou psiquiátrico; oferexe serviços religiosos; exerce atividades de educação sobre o álcool; fornece alojamento, alimentação, roupas, emprego, dinheiro, outro tipo de assistência social; fornece aconselhamento familiar ou profissional; aceita dinheiro pelos seus serviços ou quaisquer contribuição de fora do A.A.; fornece carta de recomendaçao a junta de livramento condicional, advogados, oficinas de justiça, entidades sociais, escolas; empresas ou quaisquer outras organizações ou instituições.

NOTA: Um membro de A.A., individualmente pode fazer algumas dessas coisas, de forma privada e pessoal, mas não como membro de A.A. Muitos profissionais no campo do acoolismo também são membros de A.A. Seu trabaho profissional, porém NÃO tem nanda a ver com sua condição de membro de A.A.

Esta é uma literatura aprovada pela Conferência de Serviços Gerais de A.A.